Essa tal inspiração

 

Quando pequeno, ainda em Porto Velho, a palavra que maior fascinação despertava em minha pequena cabecinha imaginativa era esta do título do post.

Analise comigo o real significado desta palavra (sem recorrer ao dicionário ou ao google, please), inspiração é muito difícil de ser definida. Faça um exercício com um colega, pergunte a ele o que é inspiração, e peça à ele/ela definições e não exemplos. Tenho certeza que demorará um bom tempo para concluir esta tarefa aparentemente simples. Agora mude o método para o mesmo fim, peça exemplos. Viu como a coisa mudou de figura?

Inspiração não necessariamente necessita de criatividade, nem seria sinônimo dela. Entretanto poderia ser uma fagulha, algo que desperta a vontade de iniciar alguma atividade, ou até a resolução de algum problema que até então estava empacado. Tudo depende da nossa inspiração quase sempre inesperada.

Usamos muito no cotidiano a expressão: “Ele está inspirado!”; ou na esfera espiritual que a bíblia foi escrita sob inspiração divina, nos dois casos a palavra possui um significado benéfico, construtivo e por vezes até divino. Como um sopro, vindo da boca da divindade como presente para os mortais, dependem dela a poesia e as outra artes intrinsecamente. A própria estrutura da palavra indica um poder maior capaz de “inspirar” e compelir o homem.

Acredito humildemente  que para vivermos bem é necessário uma grande dose de criatividade, e um fôlego inspirativo constante. A humanidade possui um incrível poder criador, inventivo, porém tudo precisa de um propósito, de uma centelha.

Anúncios

Gostou do texto? Não gostou? Deixe seu comentário aqui! Continue lendo os outros artigos do blog!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s