A nova família antiga

A contemporaneidade trouxe a tona assuntos que antes estavam relegados ao campo dos tabus indiscutíveis. A família tão cara e principal miolo de trabalho de religiões hegemônicas como a católica que parece defender com unhas e dentes seu modelo familiar pré-estabelecido: heteroafetivo.

Entretanto família não é algo homogêneo ou linear e sim diversificado. Onde o coração estiver ali estará a família e não tem relação com laços de sangue ou biologismos.

Amigos podem nos ser mais caros do que parentes. Nuclear ou não uma família é a base na formação do caráter de todos os indivíduos humanos, cada experiência, dificuldade, e pequenos momentos formam o quebra-cabeça que é nossa vida.

A união estável homoafetiva veio como afirmação de que família pode ter as mais diversas variantes possíveis e imagináveis, para sua construção basta somente a força mais poderosa do que a gravidade: o amor.

O amor não tem sexo, não têm gênero, nem tampouco religião, o amor simplesmente acontece, e é caridoso, nada é necessário se dar em troca. Esta força que cria laços entre mães e pais e seus filhos, sejam filhos biológicos ou não.

A escolha de seu círculo familiar é a mais bela expressão do livre-arbítrio e está envolvida num emaranhado de complexidade além de nossa compreensão. Podemos não escolher quais serão os laços de sangue que perdurarão em nossa existência, porém podemos e devemos sim decidir como serão os relacionamentos daí em diante. Somos responsáveis pela qualidade dos nossos sentimentos, como e com quem compartilharemos nosso universo peculiar.

Não existe uma nova unidade familiar, visto que o que perdura é a antiga união que reflete nossas escolhas, há amigos que se tornam tão caros quanto familiares e familiares que se tornam tão estranhos quanto transeuntes na rua.

Anúncios

Gostou do texto? Não gostou? Deixe seu comentário aqui! Continue lendo os outros artigos do blog!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s